Grupo de Usuários de Front End do Rio Grande do Sul

Seja um Programador, como um Chef de Cozinha

Arroz com Linguíça À La Castro

Seja um Programador, como um Chef de Cozinha”

Em março de 2020, eu me deparei com uma situação que me fez mudar alguns hábitos em minha vida… era a chegada da pandemia, da vida em home-office, e da ausência daquela secretária que fazia muitas coisas em casa, dentre elas, nossas refeições. Era um final de semana e eu tinha que aprender a fazer arroz de qualquer jeito, senão não tinha como almoçar… e fomos de “professor youtube” para descobrir os detalhes desta arte da culinária. Com o passar do tempo, fui agregando valor a esta nova habilidade adquirida, e aí vem a “cereja do bolo”. Aprendi que é de suma importância se ter os ingredientes separados e preparados isoladamente, pois, na hora do preparo, tudo fica mais fácil e dinâmico. E assim eu criei minha própria receita de arroz, que chamo carinhosamente de “Arroz com Linguíça À La Castro”, em minha humilde homenagem, rsrsrs. O algoritmo a seguir, ops, foi o corretor, a receita a seguir, serve apenas 04 pessoas, pois, foi pensada e preparada para mim, minha esposa e nossos dois filhos de 10 e 12 anos respectivamente.

INGREDIENTES:

03 medidas de arroz;

01 linguiça calabresa daquelas bem finas e corte em pedaços pequenos da sua preferência;

1/2 cebola picada;

01 dente de alho espremido;

óleo e sal à gosto;

MODO DE PREPARO

Em uma panela média, ponha uma quantidade pequena de óleo e frite a linguiça até “dourar”. Acrescente a cebola com o alho, por um minuto, misturando bem todos os ingredientes. Depois acrescente o arroz (lave bem se preferir), mexendo bem para não grudar no fundo da panela. Após uns dois minutos, acrescente água até cobrir o arroz (não precisa ser água morna) e acrescente o sal à gosto nesta hora (lembrando que a linguiça já tem sal e gorduras próprias), e mexa bem. Cubra com a tampa, sem fechar 100% a panela, e deixe o vapor sair pela pequena passagem deixada. Verifique com boa frequência, como está a água no arroz, mexendo com uma colher para não grudar no fundo da panela. Quando a água estiver totalmente evaporada, mexa mais um pouco e desligue totalmente o fogo. Pronto, pode servir com seus acompanhamentos (carnes, feijão e salada, de preferência).

E assim, eu passei a perceber que a programação de um software pode ser feita do mesmo jeito: Veja o problema, pesquise outras soluções existentes, verifique suas ferramentas (editor de código, bibliotecas alinhadas com sua linguagem de programação de experiência, framework) e vá dividindo o problema em pequenas partes, fazendo uma coisa de cada vez… instalando as bibliotecas, o framework, defina qual a primeira coisa a ser feita e, que a partir dela, irá se iniciar todas as outras tarefas e funcionalidades, uma após uma, sequenciadamente… cabe até aquela comparação… “passos de bebê”, pequenos e lentos, como se estivesse aprendendo a andar.

Fiz esta analogia para que outros programadores iniciantes, tenham como dica de processo na prática de seus exercícios… isto não é uma “fórmula”, uma “regra”, mas, se fizerem parecido, já está valendo.

Obrigado e bom software, quis dizer, bom apetite!

Meu primeiro site

GitHub

Artigo no Hashnode

LinkedIn

Instagram